O Hackathon é uma maratona de programação voltada para desenvolvedores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software, que tem por objetivo a criação de soluções tecnológicas para resolução de problemas. Dependendo de algumas variações de características tais como público alvo, tipo de desafio e premiação, o Microsoft Innovation center (MIC) disponibiliza para os seus clientes e parceiros três categorias:

HACKATHON DESAFIOS

Público Alvo: Aberto ao público, tanto pessoas internas como externas à empresa parceira.
Objetivo: Solucionar ou mostrar soluções para desafios propostos pela empresa.
Desenvolvimento: Baseado em uma série de desafios pré-definidos onde cada qual possui seu nível de dificuldade e cada nível influenciará na pontuação. A equipe é composta por quatro integrantes e resolverá apenas um desafio escolhido.

HACKATHON CONTRATAÇÃO

Público Alvo:​ Pessoas externas à empresa.
Objetivo: Aplicando uma dinâmica construtiva e inovadora, encontrar os desenvolvedores mais habilidosos para fazer parte da empresa.
Desenvolvimento: Uma situação específica é dada pela empresa, os participantes (individualmente) deverão desenvolver uma solução. A solução será avaliada usando como base vários critérios incluindo a organização do código. 

HACKATHON INOVAÇÃO

Público Alvo: ​ Pessoas internas ou externas à empresa.
Objetivo: Estimular a inovação e empreendedorismo dentro da própria empresa com possibilidades de fazer corporate venture.
Desenvolvimento: Um tema é definido pela empresa. A partir de um tema, os desafiantes formarão grupos e deverão criar soluções aplicadas a esse tema. No final serão escolhidas as melhores soluções agraciando as equipes vencedoras com as premiações pré definidas.

Para se tornar elegível à realização deste tipo de evento no MIC, é indispensável o uso das soluções de nuvem disponíveis da Microsoft para resolver os desafios propostos.
A organização do MIC fornece para cada equipe ou participante um acesso temporário (durante a realização do evento) os recursos do Azure necessários para implementação das soluções, o Serviço de buffet, o espaço físico e o acesso a internet..
Os equipamentos de trabalho(computador, teclado, mouse, etc.) e a configuração do ambiente de desenvolvimento(softwares) é de responsabilidade individual dos participantes, sendo necessário que cada um traga e organize o seu.